Artigos

25 semanas de gravidez

25ª Semana de Gravidez

Uma alimentação saudável irá ajudá-la a cumprir as recomendações relativas ao peso durante a gravidez. 

25ª Semana de Gravidez: o aumento de peso

O aumento de peso é necessário durante a gravidez: o crescimento e desenvolvimento do seu bebé estão dependentes disso. 


O seu aumento de peso recomendado depende do seu peso antes da gravidez. Em regra, se tinha um peso saudável antes de engravidar, o seu objetivo deverá ser aumentar, em média, entre 9 e 12,5 kg durante a gravidez. A maior parte deste peso deverá ser adquirido na segunda metade da sua gravidez. Se tinha peso a mais antes da gravidez, poderá ser aconselhada a aumentar menos agora. O seu médico ou obstetra irá medir o seu peso em cada consulta, ajudando-a a ficar dentro de um intervalo de peso adequado para si.


É necessária uma alimentação equilibrada e nutritiva, de modo a fornecer a vasta gama de nutrientes necessárias para garantir que o seu bebé tem um desenvolvimento saudável. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a manter uma alimentação saudável.

As estrias

O seu aumento de peso poderá originar estrias, que surgem como linhas vermelhas na sua pele. Alguns tipos de pele têm mais tendência a estrias do que outros, apesar dos cremes e óleos hidratantes, tais como a manteiga de karité e de cacau poderem ajudar um pouco. Fique tranquila, embora as estrias não desapareçam, vão atenuando com o tempo. 

O desenvolvimento do seu bebé às 25 semanas de gravidez

O seu bebé poderá estar com cerca 34 cm de comprimento, da cabeça aos pés.
O seu cérebro está a desenvolver-se para criar pensamento consciente. Estão-se a formar ligações que em breve lhe irão permitir guardar memórias do tempo passado no útero. 


Já será capaz de notar que os períodos de descanso e de alerta do seu bebé são mais evidentes agora. Consegue reconhecer a sua voz, ouvir música e poderá responder à voz do pai com movimentos ou pontapés.


O desenvolvimento do cérebro do seu bebé depende dos alimentos que comer agora. Por exemplo, a Vitamina D, o Ferro  e a Vitamina B12 são essenciais para o crescimento do cérebro. 

Descubra se está a ingerir a quantidade adequada destes nutrientes, utilizando a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento. 


Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual