Artigos

23 semana bebé

23ª Semana

Brevemente, o seu bebé poderá aprender a gatinhar. Descubra que outras capacidades irá adquirir nesta altura. Além disso, está a pensar regressar ao trabalho?

 

Com o seu bebé a tornar-se, aos poucos, mais independente, poderá estar a pensar em regressar ao trabalho. O que deve fazer para se preparar?

23ª Semana: Preparar-se para regressar ao trabalho

Se está a planear regressar ao trabalho brevemente, o melhor é preparar-se agora. Pode ser uma transição difícil e você poderá ter uma mistura de sentimentos sobre o regresso ao local de trabalho.

Coisas a considerar:

  • Mantenha-se em contacto com os seus colegas de trabalho ou com o seu diretor, assegurando-se que as expectativas destes são as mesmas que as suas;
  • Descubra se pode fazer um regresso por fases ou aumentar gradualmente as horas de trabalho;
  • Encontre uma solução de cuidados infantis que se adeque a si e ao seu bebé;
  • Tente resolver os seus problemas de sono antes de voltar ao trabalho.  

23ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

O seu bebé está em constante mudança. Descubra o incrível progresso que fará com 23 semanas de idade. 

Diversão e jogos

Com 23 semanas, o seu bebé irá ter mais controlo e força na parte superior do corpo. Poderá, em breve, ser capaz de agarrar e lançar objetos. Praticar esta nova habilidade pode ser agradável para ele, embora, compreensivelmente, não tão divertida para si. Experimente dar-lhe brinquedos macios para brincar e remova objetos frágeis do seu alcance.

Passinhos de bebé

Esta é também uma altura em que alguns bebés aprendem a gatinhar. No entanto, cada bebé é único. Alguns gatinham, outros arrastam o traseiro pelo chão, outros não se importam nada de apenas se sentarem durante vários meses. É importante continuar a incentivar o seu filho, à medida que aprende a dar os primeiros passos, deixando-o desenvolver-se ao seu próprio ritmo.

 

Os bebés com 23 semanas conseguem, em geral, ter uma perceção do mundo tão boa como a dos adultos. Portanto, continue a falar. Ao manter uma conversa, estará a ensiná-lo a falar e a andar.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual