Artigos

22 semanas de gravidez

22ª Semana de Gravidez

Está a beber líquidos em quantidade suficiente? Saiba porque é que estar bem hidratada é essencial para si e para o seu bebé, durante toda a gravidez.

22ª Semana de Gravidez: crescente necessidade de líquidos

Durante a gravidez, o seu corpo precisa de mais água para produzir a quantidade de sangue necessária para transportar os nutrientes essenciais para o seu bebé. Permanecer bem hidratada é também vital para manter um nível saudável de líquido amniótico.

 

Nesta altura, deveria beber pelo menos dois litros de água por dia, o equivalente a 8 ou 10 copos. Se se der conta de que o seu sono está a ser perturbado pelas idas à casa de banho, beba maior quantidade de líquidos ao início do dia.

 

A água é a bebida perfeita na gravidez, mas a maioria das bebidas contam para a sua ingestão diária de dois litros, incluindo sumos de fruta e leite. Mas tenha cuidado para não consumir demasiadas calorias e açúcares, e evite bebidas alcoólicas e com cafeína. Saiba mais sobre os líquidos no segundo trimestre.

Está com um aspeto radiante?

O aumento da ingestão de água e da circulação sanguínea podem ter alguns efeitos agradáveis na sua aparência: a sua pele pode parecer mais jovem e as suas faces podem estar mais rosadas do que o habitual. 

O desenvolvimento do seu bebé às 22 semanas de gravidez

O seu bebé mede cerca de 27–28 cm de comprimento, da cabeça aos pés, e pesa agora quase 430 g.


As suas proporções e características são agora semelhantes às de um recém-nascido, embora a sua pele ainda seja transparente e ainda não tenha desenvolvido tecido adiposo. 


O seu bebé está, também, a começar a usar as suas papilas gustativas, à medida que ingere grandes porções de líquido amniótico. Sabia que o sabor do seu líquido amniótico é influenciado pelos alimentos que come? Se comer uma grande variedade de alimentos saudáveis, o seu bebé também os ingere - e saboreia. Isto significa que terá mais hipóteses de gostar desses alimentos na infância e não só. Mesmo nesta fase, está a ajudar o seu bebé no seu percurso até se tornar um adulto saudável, influenciando as suas escolhas alimentares futuras através daquelas que faz agora.  

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual