Artigos

21 semanas de gravidez

21ª Semana de Gravidez

O cérebro do seu bebé está numa rápida fase de desenvolvimento. Descubra quais são os nutrientes essenciais neste momento e a importância das gorduras presentes em peixes gordos.

21ª Semana de Gravidez: qual a importância do ómega-3 e do ómega-6?

As 21 semanas são um período de rápido desenvolvimento cerebral para o seu bebé. Deverá apoiar este desenvolvimento, ao consumir alimentos ricos em ácidos gordos Ómega-3 e ómega-6, conhecidos como LCPUFA's (ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa). Os estudos científicos demostraram que uma maior ingestão de ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa durante a gravidez traz muitas vantagens:


•    Reduz o risco de parto prematuro; 
•    Melhora o desenvolvimento visual do seu bebé; 
•    É um fator essencial no desenvolvimento cerebral do seu bebé; 
•    Pode melhorar as capacidades motoras do seu bebé nos primeiros meses; 

 

O seu corpo fornece os ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa ao seu bebé através da placenta. Após o nascimento, estes são um dos principais componentes do seu leite materno.
 Para assegurar um fornecimento adequado, deverá incluir alimentos ricos em Ómega-3 na sua alimentação. Cavala, salmão e outros peixes gordos são boas fontes. Outras fontes são linhaça, nozes e feijão, tal como o e o feijão encarnado.


Apesar de serem fontes ricas em gorduras polinsaturadas Ómega, não deve comer mais do que duas porções de peixes gordos por semana. Assim, evitará a ingestão de demasiada vitamina A e de metais pesados contaminantes, ambos potencialmente prejudiciais ao seu bebé. Pode tomar suplementos de ácidos gordos polinsaturados, mediante recomendação do seu profissional e saúde assistente.. Os suplementos à base de fígado de bacalhau contêm vitamina A e não devem ser tomados durante a gravidez.

Tornozelos inchados: saiba como ajudar a evitá-los

Encontra-se agora a mais de meio da sua gravidez, pelo que a sua barriga irá ficar cada vez mais pronunciada. A partir desta fase, poderá notar tendência para inchaços e inflamações, à medida que a pressão aumenta no seu sistema circulatório e articulações. Os tornozelos e pernas inchadas, conhecidos por edemas, são comuns na gravidez. A grande maioria das mulheres sentem-nos a determinada altura, particularmente em dias mais quentes. Os edemas são inofensivos e perfeitamente normais, mas podem ser desconfortáveis.

Se tem tendência a ficar com os tornozelos e as pernas inchados, estas dicas poderão ajudá-la:

  • Mantenha-se hidratada - beba pelo menos dois litros de líquidos por dia para drenar o seu organismo
  • Coloque os pés mais elevados enquanto descansa - isto evita que os líquidos se acumulem nas pernas
  • Considere usar meias ou collants de descanso
  • Faça um passeio ligeiro e movimente-se o máximo que puder, para ajudar à sua circulação

 

Saiba mais sobre a importância dos líquidos no segundo trimestre.

O desenvolvimento do seu bebé às 21 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 26 cm de comprimento.

 

Os sentidos do seu bebé estão a desenvolver-se diariamente. À medida que a audição e a perceção melhoram, torna-se mais sensível à sua voz. Consegue ouvi-la quando fala, canta e ri. O cérebro e as extremidades nervosas estão a trabalhar em conjunto para desenvolverem o sentido do tato.

 

Os intestinos do seu bebé são agora capazes de absorver pequenas quantidades de açúcares, provenientes do líquido amniótico que engole. Estes sãos passados através do sistema digestivo para o intestino grosso. Simultaneamente, os rins estão a começar a processar os resíduos com mais eficácia.

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus primeiros três anos de vida, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual