Artigos

20 semanas de gravidez

20ª Semana de Gravidez

Esta semana, um médico especialista irá provavelmente verificar o desenvolvimento do seu bebé através de uma ecografia. Saiba o que esperar e descubra como combater as cãibras nas pernas, comuns nesta fase.

20ª Semana de Gravidez: o que esperar da ecografia morfológica

É provável que faça uma ecografia esta semana. Também conhecida como a "ecografia das 20 semanas" ou "ecografia morfológica", esta é uma meta empolgante na gravidez.

 

O objetivo desta ecografia é verificar que o seu bebé se está a desenvolver normalmente. Esta poderá, muito bem, ser a primeira vez que verá o seu bebé em crescimento, pelo que muitas mães fazem-se acompanhar do pai, de um familiar ou de alguém próximo, para partilharem o entusiasmo.

 

Durante a ecografia, o médico especialista irá ver em pormenor o desenvolvimento e crescimento físicos do seu bebé, para além de verificar a posição da placenta. Terá a oportunidade de ver o seu bebé no ecrã, embora talvez necessite de ajuda para identificar que partes do corpo está a ver. O médico especialista irá ajudá-la a interpretar a imagem. Porém, é normal que consiga identificar sozinha os movimentos do seu bebé, o seu rosto, braços, pernas e pés, para além do desenvolvimento da coluna vertebral e órgãos principais. Até poderá vê-lo a chuchar no dedo ou a bocejar. Alguns hospitais irão informá-la sobre o sexo do bebé, caso a posição em que ele se encontre o permita e a maioria dar-lhe-á a possibilidade de levar uma impressão da ecografia para casa.

Cãibras nas pernas: porque surgem?

Muitas mães sentem cãibras nas pernas durante o segundo e terceiro trimestres. Isto é provavelmente devido ao seu corpo em mudança, que exerce pressão sobre os músculos e nervos das pernas. As cãibras nas pernas poderão acordá-la à noite, interrompendo-lhe o sono. Experimente elevar os pés usando uma almofada, para reduzir a ocorrência de cãibras.


A melhor maneira de combater as cãibras nas pernas é praticar exercício físico ligeiro, massajar a área afetada e alongar os músculos da barriga da perna. 


Alguns cientistas acreditam que as cãibras nas pernas estão ligadas à falta de Magnésio, Garantir que tem uma alimentação saudável e equilibrada e beber muitos líquidos irá ajudar. Monitorize a ingestão deste e de outros nutrientes na nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.


Se estiver a sentir cãibras frequentes ou intensas nas pernas, não se esqueça de falar com o seu profissional de saúde.

O desenvolvimento do seu bebé às 20 semanas de gravidez

O seu bebé mede aproximadamente 22 cm da cabeça aos pés.

 

Está a crescer rapidamente. O batimento cardíaco está a ficar mais forte e é facilmente detetado, encostando um Doppler portátil à sua barriga. Uma substância branca e pegajosa, conhecida como vérnix caseosa, cobre agora completamente a pele delicada do seu bebé, protegendo-a.

 

Vale a pena verificar se está a ingerir Ferro suficiente para ajudar ao crescimento do seu bebé e à criação dos seus glóbulos vermelhos. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento irá ajudá-la a escolher alimentos ricos em Ferro.

 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus primeiros três anos, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual