Artigos

2 semanas de gravidez

2ª Semana de Gravidez

A 2ª semana da gravidez corresponde ao momento da ovulação. Descubra como pode influenciar a saúde futura do seu bebé, mesmo nesta fase prévia à gravidez.

2ª Semana de Gravidez: criando as condições ótimas para a conceção

A data do parto é calculada a contar do primeiro dia da sua última menstruação. Por isso, embora esta semana seja considerada a 2ª semana da gravidez, o seu bebé está ainda a ser concebido.

 

No final da 2ª semana, o seu corpo começa a ovular. Os seus níveis de estrogénio e de hormona luteinizante (LH) aumentam, estimulando a libertação de um óvulo e ajudando a criar as condições adequadas para a conceção ocorrer. Pouco antes da ovulação, o estrogénio promove a alteração do muco do colo do útero para que se torne fino, desimpedido e elástico, permitindo que o esperma penetre no útero e suba até às Trompas de Falópio, onde a fertilização poderá acontecer.

 

Nesta fase, uma alimentação saudável pode ajudar a garantir que as suas reservas de nutrientes, potenciam o desenvolvimento adequado do seu bebé desde as primeiras etapas. Nesta altura, recomendável tomar um suplemento de Ácido Fólico. Não se esqueça de comer alimentos que contêm esta vitamina. Esta vitamina desempenha um papel importante no desenvolvimento do tubo neural, que mais tarde se torna o cérebro e coluna vertebral do seu bebé. Agrião, brócolos, espargos, grão-de-bico e arroz integral são ricos em folatos.

 

Se não estiver ainda a tomar nenhum suplemento, está na altura certa para começar. Pergunte ao seu Profissional de Saúde sobre as suas opções e as que melhor se adequam a si.

O futuro do seu bebé está a ganhar forma

No momento da fertilização, todas as características hereditárias do seu bebé, incluindo a cor dos olhos e do cabelo, tom de pele, estão contidos numa única célula, denominada zigoto.

 

Esta célula contém 46 cromossomas, sendo 23 de cada um dos pais. Estes cromossomas contêm todas as informações necessárias para criar um ser único, que irá partilhar as características de ambos os pais.

 

Embora este "decalque" esteja definido para toda a vida, estudos recentes indicam que há ainda muito para descobrir. A mais recente investigação científica revela que apenas uma pequena parte da saúde do seu bebé é determinada pelos seus genes. Isto significa que, grande parte da saúde futura do seu bebé pode ser influenciada por fatores externos, nas primeiras etapas de vida. Estes incluem os nutrientes que o bebé recebe durante a gravidez e a própria saúde da Mãe no momento da conceção.

 

Este conceito é o pilar da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. Tal salienta que, mesmo nesta fase inicial do desenvolvimento do seu bebé, a Mãe pode ter um impacto positivo na sua saúde futura. Ter uma alimentação rica em nutrientes essenciais e um estilo de vida saudável constituem o melhor começo de vida para o seu bebé, ajudando ao seu futuro.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual