Artigos

19 semana bebé

19ª Semana

Se está a planear regresso ao trabalho, esta poderá ser uma boa altura para rever os seus planos de cuidados infantis. E poderá o riso ajudar o seu bebé a dormir?

 

Se tenciona regressar ao trabalho, nunca é demasiado cedo para ponderar as suas opções de cuidados infantis. Se já tem um plano, agora pode ser uma boa altura para o rever.

19ª Semana: Está a ponderar recorrer a berçários e creches?

É um grande passo, mas se está a planear regressar ao trabalho num futuro próximo, tem de ponderar as suas opções de cuidados infantis. Se já tinha um plano quando estava grávida, reveja-o agora. Verifique se ainda resulta - e se ainda está satisfeita com o mesmo, agora que o seu bebé já nasceu.

 

Agende visitas a algumas creches locais, para que encontre uma ideal para si e para o seu bebé. Se já se inscreveu numa lista de espera, actualize-a com o nome e data de nascimento do seu bebé e pergunte se e quando terão possibilidade de disponibilizar as horas que você precisa. Informe-se também sobre o processo de integração.

 

Se preferir contratar uma ama ou prestadora de cuidados infantis, entre em contacto com as respetivas agências agora. E obtenha recomendações de outras mães da zona. Finalmente, se tiver a sorte de ter um membro da família a oferecer-se para ajudar, é boa ideia ter uma conversa franca com essa pessoa, sobre as expectativas e preocupações de ambos.

19ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Agora é o momento ideal para conversar com o seu bebé. Isso cria as bases da sua linguagem.

Está na altura de conversar

Estudos têm revelado que conversar e cantar para o seu bebé, podem ajudá-lo a aprender a falar. Embora ainda não deva conseguir percebê-la, o seu bebé será capaz de processar os seus sons e, possivelmente imitar o que acabou de ouvir.

 

Quer seja a falar, a rir ou a sorrir, a interação diária e natural irá ajudá-lo a desenvolver-se. Uma rotina diária, que envolva muita diversão e gargalhadas, ajudá-la-á na ligação com o seu bebé e, até mesmo a dormir melhor à noite.

 

Ajudar o seu bebé a falar, rir e sorrir é muito divertido. Com a interação diária ficará surpreendida com a rapidez do seu desenvolvimento.

 

A nutrição que dá ao seu bebé agora, idealmente através da amamentação, irá ajudar ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis, agora e ao longo da vida. Descubra mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual