Artigos

17 semanas de gravidez

17ª Semana de Gravidez

Poderá sentir os primeiros movimentos do seu bebé esta semana. E se estiver a sofrer de obstipação, descubra como uma mudança na sua alimentação pode aliviar os sintomas.

17ª Semana de Gravidez: aliviar a obstipação

A digestão lenta e a obstipação são comuns durante a gravidez, devido aos crescentes níveis de progesterona. A progesterona atua como um relaxante muscular, dificultando o funcionamento correto dos músculos do intestino. Pode ser desconfortável e originar dores de estômago. E muitas vezes piora à medida que o bebé cresce. A boa notícia é que uma alimentação saudável e equilibrada pode realmente ajudar. Certifique-se de que está a ingerir fibras suficientes e beba pelo menos dois litros de líquidos por dia. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a ter uma alimentação equilibrada.

Cuide dos seus dentes e gengivas

As hormonas da gravidez também podem provocar inflamações e maior sensibilidade nas suas gengivas. Isto pode torná-las propensas a hemorragias e doenças das gengivas (gengivites). Certifique-se de que consulta regularmente o seu dentista e higienista oral. Alguns países disponibilizam cuidados odontológicos gratuitos a mulheres grávidas. Para minimizar a ocorrência das doenças das gengivas:

  • Certifique-se de que lava bem os dentes, durante dois minutos, pelo menos duas vezes ao dia
  • Pondere utilizar uma escova macia para ser mais suave para as suas gengivas sensíveis
  • Use fio dentário regularmente
  • Evite bebidas e alimentos açucarados ou ácidos entre as refeições
 

O desenvolvimento do seu bebé às 17 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 17 cm de comprimento, da cabeça aos pés. 


A sua placenta, que fornece todos os nutrientes e oxigénio ao seu bebé, está a crescer rapidamente para acompanhar as suas crescentes necessidades. Certifique-se de que mantém uma alimentação equilibrada, abastecendo o seu corpo com nutrientes de boa qualidade, para transmitir ao seu bebé. 
Os rins do seu bebé estão agora a funcionar corretamente, e tal como você, ele urina várias vezes ao dia. A urina passa para o líquido amniótico e, embora possa parecer um pouco estranho, torna-se uma parte totalmente natural da alimentação diária do bebé. Este ciclo de deglutir líquido amniótico, e depois urinar, permite ao seu bebé praticar o processo digestivo.


Por esta altura, poderá começar a sentir o seu bebé a mexer. Poderá dar a sensação de formigueiro ao início. Se o conseguir sentir, já deve ter notado que o seu bebé reage a ruídos fortes vindos do exterior: um sinal de que a sua audição está a ficar mais sensível.


Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus primeiros três anos influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual