Artigos

16 semanas de gravidez

16ª Semana de Gravidez

Os desejos de alimentos específicos são comuns nesta fase da gravidez. No entanto, se fizerem parte de uma alimentação equilibrada, não são motivo de preocupação.

16ª Semana de Gravidez: compreender os seus desejos

Muitas mulheres sentem desejos alimentares durante a gravidez. Os desejos podem ser específicos, por pêssegos com uma determinada maturação, por exemplo; ou mais vagos, como o apetite por alimentos picantes e condimentados. 

 

Os motivos para os desejos não são claros, poderá ser porque os seus sentidos apurados tornam certos alimentos mais apelativos ou porque o desejo alerta o seu corpo para a necessidade de um nutriente específico. Por exemplo, um desejo por queijo poderá significar que precisa de mais Cálcio.

Mas, independentemente dos motivos, desde que os seus desejos sejam por alimentos relativamente saudáveis, poderá satisfazê-los sem preocupações. Não se esqueça de incluir muita variedade na sua alimentação, além dos alimentos que deseja. E lembre-se, o fornecimento constante de nutrientes agora, afeta o desenvolvimento contínuo do seu bebé, bem como a sua saúde a longo prazo. 

O desenvolvimento do seu bebé às 16 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 15 cm de comprimento, da cabeça aos pés.


Pode ainda não ter sentido nenhum movimento, mas pelas 16 semanas o seu bebé é muito ativo, "nadando" no seu ventre. Já é capaz de segurar a cabeça levantada, virá-la de um lado para o outro e fazer uma variedade de expressões faciais, tais como comprimir as pálpebras e franzir a testa. Os seus olhos ainda estão fechados, mas conseguem sentir a claridade do mundo exterior.

 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus primeiros três anos influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual