Artigos

16 semana bebé

16ª Semana

Incentive o seu bebé de 16 semanas a emitir sons e a comunicar. E descubra se a sua alimentação tem a quantidade de cálcio adequada.

 

A partir dos quatro meses, ficará admirada com a variedade de novos sons que o seu bebé consegue emitir. Descubra formas de incentivar a sua comunicação e saiba se ainda está a ingerir cálcio suficiente para ambos.

16ª Semana: A sua alimentação é rica em cálcio?

O cálcio mineral é essencial para os ossos e dentes do seu bebé em crescimento. Também desempenha um papel fundamental em diversos processos no nosso corpo, incluindo a contração muscular, a coagulação sanguínea e a libertação de hormonas. Determinados estudos científicos indicam que as mulheres que amamentam podem perder alguma da sua massa óssea durante a amamentação, pois estão a fornecer as suas próprias reservas de cálcio ao bebé. Contudo, esta massa óssea regressará ao normal após o total desmame do bebé. Os mesmos estudos revelam que a amamentação pode reduzir o risco de osteoporose numa fase posterior da vida da mãe.

 

Uma alimentação rica em cálcio ajudá-la-á a si e ao seu bebé. Os lacticínios e os vegetais de folhas verdes são boas fontes. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento irá ajudá-la a monitorizar a sua ingestão adequada de Cálcio. 

16ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Aprender a falar leva tempo. A primeira palavra do seu bebé irá surgir quando tiver cerca de um ano de idade, sendo que somente pelo segundo ano será capaz de formar frases com duas ou mais palavras. Contudo, poderá tentar as seguintes estratégias para ajudar o seu bebé a progredir.

Ajudar o seu bebé a falar

Entre os quatro e os seis meses, o seu bebé estará a palrar e a balbuciar. Até poderá ouvir "ma" e "pa". Incentive-o a palrar, lendo-lhe livros com imagens. Descreva o que está a ver e produza os respetivos sons, tais como "mé", se estiver a ver a imagem de uma ovelha. Também pode fazer perguntas ao seu bebé e de seguida aguarde para ver se ele responde. Aprender a esperar pela vez para falar é uma parte fundamental de aprender a falar. Jogar jogos, falar e ler para o seu bebé irão ajudar ao desenvolvimento da linguagem. Também será uma forma de entretenimento e muito divertido.

 

O Cálcio (e a Vitamina D) são necessários para o crescimento e desenvolvimento normais dos ossos e dentição das crianças.

 

Saiba mais sobre as necessidades nutricionais do seu bebé nos primeiros seis meses.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual