Artigos

bebé 16 meses

Bebé aos 16 Meses

À medida que o seu filho se desenvolve, poderá fazer amigos e apanhar constipações! Descubra porque é que os germes são uma coisa boa.

 

À medida que o seu filho se torna mais sociável, também irá fortalecer o seu sistema imunitário.

16º Mês: O desenvolvimento do seu bebé

À medida que o seu bebé se transforma numa criança que começa a dar os primeiros passos, irá notar que os dois saem cada vez mais de casa - ir à creche ou a grupos infantis, criar novas amizades e brincar no exterior. Isto significa exposição a novos germes. Pode não acreditar, mas é realmente algo bom, dado que irá ajudar o seu sistema imunitário a desenvolver-se e a ficar fortalecido. 

 

Importância de fortalecer o sistema imunitário ao 16º mês do seu bebé

Um bebé recém-nascido tem um sistema imunitário imaturo, que o torna altamente suscetível a infeções. Amamentar ajuda a protegê-lo, dado que a imunidade da mãe passa para o bebé através das bactérias presentes no leite. Porém, nesta altura o seu filho já depende cada vez mais da evolução do próprio sistema imunitário. 

 

O sistema imunitário do seu filho é reforçado pelo programa de vacinação e pela exposição a novos microorganismos, ou seja, germes no seu ambiente. A exposição a microorganismos ajuda a protegê-lo contra doenças mais graves, além de o tornar também menos propenso a sofrer de alergias.

 

O seu sistema imunitário continuará a amadurecer durante a primeira infância, antes de alcançar os níveis de maturidade adultos, por volta dos 5 e os 15 anos de idade. 

 

Embora apanhar alguns vírus seja inevitável e até positivo, há formas de ajudar o seu filho a manter-se forte e saudável, através da sua alimentação.

Alimentos que aumentam a imunidade

Há muitos nutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade do seu filho, ao disponibilizarem antioxidantes protetores. Estes são:

 

Selénio, que pode ser encontrado no peixe, na carne de vaca e aves

Zinco, presente no feijão e no grão, na carne vermelha, no frango e nos produtos lácteos

Vitamina C, presente numa grande variedade de frutas e legumes, tais como morangos, laranjas, pimentos e brócolos

Vitamina E, presente em alimentos como abacate, batata-doce, salmão, nectarina e espinafres

 

O seu filho também precisa de reservas de Ferro em abundância para ajudar o seu sistema imunitário. Apesar de a carne vermelha e magra fornecer Ferro, na sua forma mais facilmente absorvível, os vegetais de folha escura e os ovos também são excelentes fontes.

 

A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a aumentar a imunidade do seu filho, com alimentos ricos em nutrientes.

 

Para além de ajudar ao desenvolvimento do sistema imunitário do seu filho agora, a sua alimentação pode ajudar a proteger a sua saúde no futuro. 

Artigo relacionado

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual