Artigos

15 semanas de gravidez

15ª Semana de Gravidez

Ao avançar pelo segundo trimestre, poderá achar que está a sentir alguns sintomas inesperados da gravidez, desde um aumento da salivação, às falhas de memória.

15ª Semana de Gravidez: as mudanças no seu corpo

As hormonas da gravidez e as mudanças físicas que está a atravessar podem provocar alguns sintomas inesperados, à medida que avança pelo segundo trimestre.

 

Poderá achar que tem mais muco nasal, mais saliva ou se sente mais transpirada do que o habitual. Tudo isso é resultado do aumento de volume de líquidos no seu corpo. As hemorragias nasais são outro efeito colateral comum, dado que os vasos capilares no nariz aumentam. No entanto, aconselhe-se com o seu Profissional de Saúde, caso se tornem frequentes ou prolongadas, ou se tiver dúvidas ou preocupações.

 

Durante a gravidez, o seu sistema imunitário é naturalmente diminuído, deixando-a mais vulnerável a gripes e infeções. Dado que muitos medicamentos não são seguros para a gravidez, se ficar doente, aconselhe-se com o seu médico ou obstetra sobre o que pode tomar.

 

Sente-se esquecida? Se pensa que a sua memória não está tão boa como de costume e que a sua capacidade de concentração é menor, não é a única. A falta de memória é frequentemente apontada por mulheres grávidas, mas apesar das extensas pesquisas, não se sabe ao certo o porquê de tal acontecer. 

O desenvolvimento do seu bebé às 15 semanas de gravidez

Na 15ª semana, o seu bebé mede aproximadamente 12 cm de comprimento, do topo da cabeça aos pés.

 

Todas as articulações do seu bebé são agora móveis. Os ossos continuam a endurecer, e as pernas são agora mais compridas do que os braços. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a garantir que está a ingerir Cálcio e vitamina D suficientes na sua alimentação, para desenvolver ossos fortes e saudáveis.

 

Nesta fase, a pele do seu bebé ainda é muito fina e suficientemente transparente para se verem os vasos sanguíneos através dela, mas também começa a aparecer uma penugem ténue chamada lanugo.

 

As orelhas do seu bebé estão quase na sua posição final, embora ainda estejam numa posição ligeiramente baixa na cabeça. A sua língua começa a desenvolver papilas gustativas e os músculos faciais ganham forma, sendo capazes de mostrar diferentes expressões faciais.

 

Para ajudar a desenvolver os pulmões, o seu bebé inspira e expira continuamente líquido amniótico. Continuará a receber de si todo o oxigénio de que necessita, através do seu próprio fornecimento de sangue.

 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual