15 semana bebé

15ª Semana

Os pais também sentem as mudanças da paternidade. Conheça os sinais que poderão indicar que o seu parceiro está a sentir-se em baixo.

 

Os pais poderão reagir à chegada de um bebé de forma inesperada e, poderão por vezes, ter alguma dificuldade em gerir e exprimir as suas reações, relativamente a estas mudanças. Esteja atenta a estes sinais.

15ª Semana: Como é que o pai se está a sentir?

Ao longo dos últimos meses, a sua atenção concentrou-se, inevitavelmente, no seu bebé. Porém, é importante avaliar a situação e zelar também pela saúde e bem-estar do seu companheiro. 


A chegada de um bebé altera significativamente a dinâmica e rotinas da família! Um em cada dez pais poderá experenciar alguns sintomas de depressão pós-parto (DPP), sendo que o período mais provável é 3 a 6 meses após o nascimento do filho. Os sintomas poderão incluir sentimentos de ansiedade, introversão, perda de apetite e falta de energia. Caso suspeite que o seu parceiro está sofrer de DPP, tente falar com ele. O seu médico ou profissional de saúde poderá oferecer-lhe ajuda e aconselhamento.

 

15ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

O seu bebé está mais forte a cada semana que passa. Poderá agora ser capaz de rebolar para a frente e para trás, e irá adorar praticar essa brincadeira. Mesmo que ainda não consiga muito bem, poderá de repente dominar a técnica. Isto significa que é necessário ter mais cuidado para que ele não se magoe. Já não pode ficar descansada que ele permaneça no mesmo lugar, na sua cama de casal, por exemplo, por isso nunca o deixe sem supervisão.

 

Descubra como os benefícios de uma boa nutrição começam na gravidez e continuam na amamentação, diversificação alimentar e no futuro.