Artigos

14 semanas de gravidez

14ª Semana de Gravidez

Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física para a gravidez e leia os nossos conselhos sobre como evitar a azia.

14ª Semana de Gravidez: bem-vinda ao segundo trimestre!

Ao entrar no segundo trimestre, as suas hormonas estabilizam e poderá notar um aumento de energia. Estas hormonas também poderão ter alguns efeitos desejáveis que estão agora a ficar mais óbvios. O seu cabelo poderá parecer mais grosso e brilhante, e é provável que as suas unhas cresçam mais fortes e mais rápido.

 

Os enjoos matinais geralmente desaparecem por esta altura, sendo mais fácil comer uma maior variedade de alimentos nutritivos e fazer exercício novamente.

Adapte a sua rotina de atividade física à gravidez

É provável que tenha de adaptar a sua rotina habitual de exercício físico durante a gravidez. Se praticava atividades de alto impacto antes da gravidez, tais como corrida ou aulas de fitness, consulte o seu obstetra para ter a certeza que estas ainda são seguras. 

 

Também o deve informar se pensa praticar outro tipo de exercício físico durante a gravidez. Uma atividade recomendada para o seu segundo e terceiro trimestres é o ioga pré-natal. Ao contrário de uma aula normal de ioga, o ioga pré-natal foi especificamente pensado para ajudar o seu corpo a lidar com as exigências da gravidez, dando-lhe ferramentas que poderá usar durante o parto. Uma boa aula irá combinar posições que fortalecem a resistência e a flexibilidade, dado muita importância ao relaxamento e a técnicas de respiração.

 

Manter-se em forma durante a gravidez traz muitos benefícios. Poderá dar-lhe mais ânimo e energia e ajudá-la a dormir melhor. Ao manter o seu vigor e força muscular, estará fisicamente preparada para as exigências do parto, e poderá recuperar mais rapidamente após o nascimento. Fazer exercício poderá ser também benéfico para o seu bebé. Evidências científicas recentes comprovam que o exercício durante a gravidez reduz os batimentos do coração do bebé – um sinal de boa saúde cardíaca – e que este efeito positivo continua após o seu nascimento.

Quando a azia ataca às 14 semanas de gravidez

A azia é um efeito colateral desagradável, mas comum na gravidez. O elevado nível de progesterona provoca o relaxamento da válvula na parte superior do seu estômago, permitindo que os ácidos subam até ao esófago. Juntamente com a pressão do seu bebé em crescimento, isto poderá causar uma sensação de azia no peito.

Como minimizar a azia

  • Beba líquidos entre as refeições em vez de os tomar ao mesmo tempo que os alimentos
  • Coma doses mais pequenas e mais facilmente digeríveis
  • Mastigue bem os alimentos
  • Evite alimentos condimentados, sumos de citrinos, café e chocolate
  • Durma com a cabeça e tronco ligeiramente erguidos
  • Jante mais cedo, dando ao seu corpo tempo para digerir a comida antes de dormir

O desenvolvimento do seu bebé às 14 semanas de gravidez

O seu bebé mede agora cerca de 9 cm, do topo da cabeça até à ponta do pé.  Os seus pulmões estão suficientemente desenvolvidos para efetuarem movimentos respiratórios, ainda que o seu fornecimento de oxigénio venha de si, através da placenta e do cordão umbilical. 

Nesta fase, o coração do seu bebé irá bombear vários litros de sangue pelo corpo todos os dias. Os seus outros órgãos já estão todos formados, bem como os membros, músculos, órgãos genitais e ossos.

 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez, e nos primeiros anos de vida, afeta a sua saúde para sempre. Descubra sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida e dê ao seu bebé o melhor começo para um futuro mais saudável.

Artigo relacionado

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual