Artigos

13 semanas de gravidez

13ª Semana de Gravidez

Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode influenciar o seu desenvolvimento e saúde futura.

13ª Semana de Gravidez: o seu peito está já em mudança!

Embora a chegada do seu bebé esteja a meses de distância, as suas mamas e ductos mamários já estão a mudar, em preparação para a amamentação. O leite materno oferece o equilíbrio perfeito de nutrientes para ajudar a saúde do seu bebé, desde o nascimento Nesta fase da gravidez, o seu corpo já poderá começar a produzir o colostro, embora ainda não se dê conta disso. Este líquido amarelo e fluido está repleto de nutrientes e será o primeiro leite a nutrir o seu bebé antes do seu leite normal começar a fluir.

 

Poderá sentir que as suas mamas estão irregulares, à medida que mudam e aumentam, mas a sensibilidade do primeiro trimestre deverá diminuir em breve.

 

Muitos especialistas recomendam trocar para sutiãs sem armação durante a gravidez e amamentação. Embora ainda não esteja provado que os sutiãs com armação sejam prejudiciais, a estrutura destes poderá restringir as mudanças naturais das suas mamas e interferir com o desenvolvimento dos ductos de leite.

 

O tamanho das suas mamas não afeta a sua capacidade de amamentar. Mesmo que o seu peito seja pequeno deverá ser capaz de satisfazer as necessidades do seu bebé.

O desenvolvimento do seu bebé às 13 semanas de gravidez

O seu bebé mede cerca de 8 cm, do topo da cabeça até às extremidades.  

 

Nas próximas semanas, as proporções do seu bebé vão evoluir de forma a tornar-se semelhantes às de um recém-nascido. Atualmente, a cabeça é bastante grande (correspondendo a um terço da dimensão do seu corpo).Quando está acordado, é muito ativo: estica-se, dá pontapés, roda, move-se e agarra com os seus pequenos dedos. 

Outros desenvolvimentos que ocorrem na 13ª semana de gravidez

  • Os batimentos cardíacos do seu bebé já podem ser ouvidos com o equipamento médico adequado;
  • O mecónio, uma substância escura preto-esverdeado que se tornará as primeiras fezes do seu bebé, começa a formar-se nos intestinos;
  • Uma penugem fina começa a desenvolver-se na pele do seu bebé;
  • O esqueleto e a musculatura esquelética do seu bebé mantêm-no agora mais ereto;
  • Os seus reflexos de sucção e de engolir são cada vez mais fortes;
  • Os movimentos dos braços e pernas tornam-se mais fortes e algumas mulheres podem mesmo senti-los como movimentos vigorosos nesta fase, especialmente em gestações subsequentes;
  • Se pressionar ligeiramente a sua barriga, o bebé irá instintivamente procurar um mamilo para sugar

 

Todo este desenvolvimento requer um fornecimento constante de nutrientes. De facto, a qualidade e quantidade de nutrientes fornecidos pelo seu corpo através da placenta, afeta a saúde futura do seu bebé, não apenas o desenvolvimento atual.

 

Isto acontece porque as células estão-se a adaptar ao ambiente nutricional e a criar um padrão que ficará no bebé para sempre.

 

Adotar agora um estilo de vida saudável e fazer uma alimentação equilibrada podem ter um impacto positivo na saúde do seu bebé até à idade adulta.

 

Se deseja alguns conselhos sobre os melhores alimentos a consumir, a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento irá ajudá-la a fazer as escolhas certas para a saúde do seu bebé.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual