Artigos

11 semanas de gravidez

11ª Semana de Gravidez

Durante a 11ª semana, o seu bebé está-se a preparar para um aumento no crescimento. Uma alimentação saudável irá fornecer nutrientes para suportar este crescimento e ajudar a construir as bases para um futuro saudável. Descubra como.

11ª Semana de Gravidez: a importância de uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável na gravidez é aquela que inclui uma grande variedade de nutrientes. Para além de ajudar a sua própria saúde, a sua alimentação é a principal fonte de nutrição para o seu bebé em crescimento. Pesquisas revelam que a grande maioria da saúde futura do bebé depende dos fatores ambientais nas fases iniciais de vida. Durante a gravidez, estes são compostos pelos nutrientes provenientes da sua alimentação e reservas pessoais, bem como pelo seu estilo de vida.

 

Isto significa que os alimentos que comer hoje podem ter um efeito positivo na saúde do seu bebé até à idade adulta. 


Como parte de uma alimentação saudável, aumente a ingestão de nutrientes essenciais ao fazer refeições e lanches com os seguintes "superalimentos":


•    As leguminosas como grão-de-bico, lentilhas e feijão preto são excelentes fontes de Proteínas, Folato, Ferro, Cálcio e Zinco

•    Mirtilos - Ricos em Vitaminas C e K, fibras, Manganês e outros antioxidantes

•    Ovos –alimento rico em nutrientes que fornece aminoácidos e mais de uma dúzia de Vitaminas e minerais essenciais

•    Leite - Uma fonte facilmente disponível e versátil de Cálcio, vitamina D e fósforo

•    Salmão - Um peixe gordo, rico em Vitaminas do complexo B e Ómega-3, importantes para o desenvolvimento cerebral

•    Cereais integrais - Por serem pouco processados, estes hidratos de carbono ricos em fibras fornecem ácido fólico, Ferro e Zinco

O desenvolvimento do seu bebé às 11 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora 4 cm de comprimento. Contudo, o seu crescimento deverá acelerar e irá duplicar de comprimento durante a semana seguinte. 

 

O cérebro, pulmões, fígado e rins do seu bebé já estão todos formados. Estes órgãos são funcionais, mas continuarão a desenvolver-se e a maturar, preparando-se para a vida após o nascimento. 

 

Há ainda outras funções já ativas, permitindo que o seu bebé consiga chupar, engolir e bocejar. É capaz de respirar líquido amniótico e começou a urinar. 


Agora que os seus dedos se separaram, em breve será capaz de abrir e fechar os punhos, agarrar os próprios dedos dos pés e o cordão umbilical. O seu bebé está a gostar de dar pontapés, embora você ainda não dê conta, e os seus movimentos estão a ficar menos irregulares e mais fluídos.

 

Nesta etapa, o Zinco é um nutriente vital para o rápido crescimento e desenvolvimento do seu bebé. Pode ser encontrado na carne, leguminosas e cereais enriquecidos. É essencial para a divisão celular e é importante para o desenvolvimento de órgãos saudáveis. 

 

O ambiente nutricional que dá ao seu bebé, mesmo nesta fase inicial, pode ter um impacto significativo na sua saúde futura. As evidências científicas relacionadas com Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida mostram como, a partir de hoje, pode começar a influenciar positivamente o bem-estar do seu bebé até à idade adulta. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual