Artigos

10 semanas de gravidez

10ª Semana de Gravidez

Durante a 10ª semana o cérebro do seu bebé continua a desenvolver-se rapidamente. O Ferro é essencial para este desenvolvimento. Descubra como um fornecimento saudável de Ferro pode causar um impacto positivo na saúde futura do seu bebé. 

10ª Semana de Gravidez: o seu corpo está em mudança!

O seu útero é agora do dobro do tamanho que tinha antes da gravidez, semelhante ao tamanho de uma toranja.

 

Ainda não se nota? Poderá ainda não ter volume na barriga, especialmente se este for o seu primeiro bebé, e o único sinal exterior do incrível desenvolvimento a acontecer dentro de si, poderá ser a causa de se sentir mais cansada do que o habitual.

Está a ingerir Ferro suficiente?

O Ferro é um dos nutrientes mais importantes para uma alimentação saudável durante a gravidez. É responsável pela produção de hemoglobina, presente no sangue responsável pelo transporte de oxigénio pelo seu corpo. Também desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro do seu bebé.

 

Garantir um bom fornecimento de Ferro ao seu bebé nesta fase, pode ter efeitos positivos profundos no seu desenvolvimento e saúde futura.

 

Como parte de uma dieta equilibrada e saudável, poderá aumentar a sua ingestão diária de Ferro, ao comer os seguintes alimentos:

  • Carne vermelha
  • Peixe
  • Ovos
  • Frutas secas
  • Cereais de pequeno-almoço enriquecidos
  • Pão integral
  • Vegetais de folhas verdes

 

A Vitamina C ajuda o seu corpo a absorver o Ferro. Assim, quando comer uma refeição ou lanche rico em Ferro, aumente os níveis com um copo de sumo de laranja ou fruta fresca.

O desenvolvimento do seu bebé às 10 semanas de gravidez

Na 10ª semana, o seu bebé mede cerca de 3 cm do topo da cabeça até às extremidades. 
Nesta fase, o seu cérebro está a desenvolver-se mais rápido do que qualquer outra parte do corpo e a sua cabeça parece desproporcionalmente grande.

 

O seu bebé já é capaz de dobrar os braços pelo cotovelo, sendo mais fácil exercitar os seus músculos em desenvolvimento. Consegue dobrar os dedos dos pés, que já se desenvolveram da versão inicial com membranas para dez pequenos dedos separados. Se pudesse espreitar lá para dentro, conseguiria ver a sua coluna dorsal claramente visível através da pele.

 

Nesta fase, o seu bebé está a ficar mais ativo a cada dia que passa, havendo períodos distintos de sono e de vigília. Já verificou se está a receber todos os nutrientes de que o seu bebé precisa nesta importante etapa de desenvolvimento? 

 

As evidências científicas sobre Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida revelam que as mães grávidas têm uma oportunidade incrível de influenciar a saúde do bebé, logo a partir da 10ª semana. O ambiente nutricional durante a gravidez é um dos fatores que mais afeta a saúde futura do bebé.


Comece já hoje, verificando os nutrientes da sua alimentação com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual