Artigos

10 semana bebé

10ª Semana

O Ferro é um dos nutrientes mais importantes para si e para o seu bebé. Descubra se está a ingerir o suficiente para ambos na sua alimentação.

 

Uma alimentação rica em Ferro irá ajudá-la a combater a fadiga, além de reabastecer as reservas usadas pelo seu bebé durante a gravidez e amamentação.

10ª Semana: Está a ingerir Ferro suficiente?

A gravidez e a amamentação podem esgotar rapidamente os seus níveis de Ferro. Uma selecção adequada de alimentos irá ajudá-la a repor os níveis de Ferro.

 

O Ferro é um mineral essencial, se os seus níveis estão baixos, poderá sentir-se cansada e sem energia. Poderá também afetar a sua imunidade estando mais sujeita a adoecer.

 

Quando está a amamentar, o seu bebé depende de si para o fornecimento de Ferro. Como tal, é duplamente importante a ingestão de alimentos ricos em Ferro, em quantidade suficiente para ambos.

 

Nas boas fontes incluem-se carne vermelha, ovos, peixes gordos, alperces secos e vegetais de folhas verdes. Também deve incluir bastantes alimentos ricos em Vitamina C, tais como citrinos e tomate, dado que a ajudam a absorver o Ferro da sua alimentação.

 

A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a monitorizar os seus níveis de Ferro, mas se acha que os seus níveis estão baixos, deve falar com o seu profissional de saúde.

10ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Nesta fase, o seu bebé já se consegue endireitar completamente, ficando com a coluna direita e esticada. A cabeça poderá ainda estar instável, mas os músculos do pescoço estão a ficar mais fortes, de dia para dia.

A crescer e a fortalecer

O seu bebé já será capaz de segurar a cabeça alinhada com o corpo e, em breve, poderá utilizar os braços para se apoiar. Por volta desta idade, as mãos do seu bebé serão uma permanente fonte de fascínio, à medida que se apercebe que aqueles dedos e polegares são controláveis de modo independente. O seu bebé poderá alcançar objetos, embora não consiga exercer muito controlo sobre eles; como tal, fique atenta quando ele começar a explorar. Lembre-se, todos os bebés se desenvolvem a ritmos diferentes e de maneiras diferentes.

 

Dê ao seu bebé texturas diferentes para ele tocar e sentir. Experimente objetos infantis, seguros e adequados ao seu estádio de desenvolvimento, tais como um brinquedo macio, ou uma bola de borracha brilhante. 
ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual