Artigos

1 semana de gravidez

1ª Semana de Gravidez

De acordo com o calendário médico da gravidez, a 1ª semana de gravidez é anterior à concepção do seu bebé. Descubra como uma dieta e estilo de vida saudáveis, agora, a vão ajudar a proporcionar o melhor ambiente para as suas primeiras etapas de desenvolvimento. 

1ª Semana: Qual a importância da sua saúde antes da conceção?

Esta semana marca o início do ciclo de gravidez de 40 semanas, que o seu médico e os Profissionais de Saúde irão utilizar como referência, para monitorizar o desenvolvimento do seu bebé. De acordo com este ciclo de monitorização a 1ª semana de gravidez corresponderá à semana da sua última menstruação. Embora o seu bebé não tenha sido ainda concebido, esta semana está incluída no calendário da gravidez, porque ajuda os Profissionais de Saúde a calcular a data provável do seu parto (DPP). Esta, é calculada a contar do primeiro dia da sua última menstruação.

Nesta altura, o seu corpo encontra-se na fase inicial de preparação para acolher uma nova vida: à medida que os seus níveis de estrogénio aumentam, os seus níveis de FSH (hormona folículo-estimulante) diminuem temporariamente e depois aumentam novamente, dando-se simultaneamente um pico de produção da hormona luteinizante (LH) pela glândula pituitária. Tal, irá fazer com que os seus óvulos maduros se soltem dos folículos, saindo do Ovário em direcção à Trompa de Falópio. Trata-se da ovulação, que irá ocorrer no final da 2ª semana. Nesta etapa, o óvulo está pronto a ser fertilizado pelo esperma, dando início à fascinante experiência de geração de um bebé.

Mesmo nesta fase inicial, uma alimentação equilibrada e nutritiva, aliada a um estilo de vida saudável, irá ajudar a criar as condições ideais para a conceção e desenvolvimento celular inicial do seu bebé. 

Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida: a ajudar o seu bebé antes da conceção

As últimas descobertas científicas mostram que, apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé é determinada pelos genes herdados no momento da conceção. Grande parte da sua saúde futura ainda pode ser influenciada por fatores externos nas primeiras fases de vida, incluindo a saúde da Mãe quando o bebé foi concebido. Isto significa que mesmo nesta altura, enquanto Mãe, pode influenciar positivamente na saúde futura do seu bebé. Ao fortalecer as suas reservas de nutrientes essenciais e ao adoptar um estilo de vida saudável, está a dar ao seu bebé o melhor começo de vida, para um futuro mais saudável. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

 

Tem verificado os nutrientes da sua alimentação? Comer alimentos ricos em Ferro, Iodo, Zinco e Vitaminas A, D e B6 irão ajudar a criar as condições ideais para a conceção e o futuro desenvolvimento do seu bebé. Também é importante tomar um suplemento de Ácido Fólico, se estiver a tentar engravidar. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual