Artigos

A importância dos nutrientes

Desde a sua alimentação durante a gravidez à alimentação do seu bebé, uma nutrição adequada tem um efeito positivo sobre o desenvolvimento do seu filho. Saiba que nutrientes têm o maior impacto.

Ajudar a moldar a saúde do seu bebé

O que come durante a gravidez ou enquanto amamenta, bem como o que o seu bebé come, irá afetar positivamente o seu desenvolvimento e ajudar a assentar as fundações da sua saúde futura. 

 

Segundo novas investigações em epigenética, apenas uma pequena parte da nossa saúde é determinada pelo nosso ADN. Isto significa que ao fazer escolhas de um estilo de vida saudável – sendo a nutrição um fator importante – os especialistas acreditam que pode influenciar positivamente a maior parte da saúde e desenvolvimento do seu filho. Isto porque os nutrientes que consome durante a gravidez, ou que o seu filho ingere durante os seus primeiros anos de vida, afetam diretamente a forma como o seu cérebro, órgãos vitais e ossos se desenvolvem. Isto significa que as escolhas alimentares que faz durante a gravidez e a amamentação, até à introdução da alimentação diversificada e à primeira infância, podem fazer toda a diferença para a saúde do seu filho, agora e no futuro.

Alimentação Saudável

Os princípios básicos de uma alimentação saudável permanecem os mesmos para si e para o seu bebé – coma muitos legumes e fruta, proteínas magras e gorduras saudáveis. No entanto, existem certos nutrientes que merecem uma atenção especial da sua parte. Alguns dos quais pode obter com relativa facilidade através de fontes de alimentos, outros poderão ter de ser fornecidos através de suplementos.

Gráfico dos principais nutrientes

Os seguintes nutrientes fornecem-lhe a si e ao seu bebé benefícios-chave durante e após a gravidez. Clique nos seguintes nutrientes para descobrir mais sobre os seus benefícios únicos.

 

  • Energia – descubra por que razão é importante manter os seus níveis de energia durante a gravidez.
  • Proteínas – ajudam a formar, manter e reparar as células do corpo e os tecidos.
  • Cálcio – ajuda o seu bebé na formação de ossos e dentes fortes.
  • Ferro – contribui para a função e desenvolvimento cerebrais, para o sistema imunitário e apoia a produção de glóbulos vermelhos saudáveis.
  • Zinco – é necessário para a produção, reparação e funcionamento do ADN.
  • Ácido Fólico – ajuda a reduzir o risco de determinadas malformações congénitas.
  • Ácidos Gordos Ómega 3 – são importantes para o desenvolvimento e função cerebrais.
  • Fibras dietéticas – constituem uma parte essencial de uma alimentação equilibrada e só se encontram naturalmente presentes em alimentos de origem vegetal.
  • Fluidos – transportam nutrientes para o seu bebé e previnem a desidratação.
  • Vitamina D - é essencial para o normal crescimento e desenvolvimento dos ossos.

 

Para uma avaliação personalizada dos nutrientes essenciais para si, utilize a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento baseada na ciência da Programação Nutricional dos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual